NOTÍCIAS

Comunicado Vales ll Covid-19

Comunicado Vales ll Covid-19

Caro Agente de Viagens,

No sentido de facilitar a aplicação das novas regras sobre os vales a emitir a favor dos seus clientes, regulamentadas pelo DL n.º 17/2020, seguem indicações sobre como proceder no que diz respeito aos seguros de viagem:

  1. Quando for emitido um vale, o agente de viagens deve solicitar o cancelamento do seguro para a viagem inicialmente prevista, sempre antes da data de início registada no certificado de seguro, e emitir um novo quando voltar a fazer a reserva junto dos prestadores de serviços (hotéis, companhias aéreas, etc.). É fundamental que este novo seguro seja emitido no dia da primeira reserva ou nos três dias seguintes, de forma a cumprir o estipulado nas condições gerais para a validade da cobertura de gastos de cancelamento;                                                                                                                                                                                                                                                                         
  2. Se em vez do vale, o cliente optar pelo reagendamento, o agente de viagens deve solicitar a alteração de datas do certificado de seguro. Na eventualidade desse seguro já ter sido cancelado, então deve ser emitido um novo na data do reagendamento da viagem, e consequente comunicação aos prestadores de serviços, ou nos três dias seguintes (o mesmo procedimento do ponto anterior);                                                                                                                                                                                                        
  3. Caso o cliente esteja desempregado e exija a devolução do valor investido na viagem, o seguro deve ser cancelado a pedido do agente de viagens e sempre antes da data de início da viagem prevista no certificado de seguro.                                                                                                                                                                                                       

Os cancelamentos e alterações de datas não têm qualquer custo. Além disso, em caso de cancelamento é devolvido o valor do prémio (sempre que o cancelamento seja anterior à data de início da viagem).

Recorda-se que o DL n.º 17/2020 veio permitir que as agências de viagens emitam vales a favor dos seus clientes, em vez da devolução a que estariam obrigados pelo DL n.º 17/2018. Esta nova norma é excepcional e transitória.

Relembramos, por fim, a importância da subscrição do seguro de viagem para todos os seus Clientes. O seguro de viagem é hoje um commodity muito importante para fazer face a vários imprevistos que possam ocorrer antes e durante as viagens e representam, por certo, uma importante fonte de receita para as agências de viagem.

Encontramo-nos sempre ao seu dispor através dos canais habituais.